Make your own free website on Tripod.com

 home quemsouemaillinks

 SHANTA'S CENTRO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA - voltar

 bflower

 

O RESPEITO ÀS RELIGIÕES

 

A maior necessidade da natureza humana é a religião. A alma pede por experiência religiosa assim como o corpo pede por alimento e a mente por conhecimento. É este apetite espiritual que tem levado os homens, de todas as partes do mundo, desde os primórdios dos tempos, a buscar Deus e, às vezes, encontrá-lo.

As principais religiões sempre foram formadas mediante a revelação divina. A revelação divina nos chega através de canais humanos que, por sua vez, contribuem com as falhas humanas das religiões. São nossas idéias sobre o Supremo, em constante mudança e aperfeiçoamento, que constituem as mais variadas religiões. É o elemento humano, dentro das religiões, que as divide. E é o elemento divino entre elas que as reúne como um fio dourado formando um imenso colar de pérolas.

Nenhuma religião é bastante perfeita para conduzir o homem a realizar a divindade em si. Toda religião tem seus pontos fortes e seus pontos fracos e acabam se completando umas ás outras. Em algumas religiões os conceitos são insuficientes ou inadequados e a organização é perfeita. Em outras as formas de cultos são elevados e nobres enquanto o ensinamento religioso é insatisfatório. A religião perfeita, que atende a todas as necessidades humanas, é um ideal. Não podemos supor que um dia venha a existir uma religião universal porque lhe faltaria conteúdo histórico, faltariam raízes, e portanto seria uma religião sem vida e artificial.

Amamos nossa religião, mas esse amor jamais deveria nos levar a excluir ou até mesmo odiar as outras. Devido á modernidade, é inevitável que tenhamos contato com as mais diferentes formas de religiões. Movidos pelo respeito, simpatia e reverência podemos, ao tentar compreender as diferenças, aprofundar e fortalecer nossa própria religião.

O homem verdadeiramente religioso visa somente a Verdade. Gandhi dizia que caminhamos de verdade relativa em verdade relativa para, um dia, chegarmos à Verdade. Como a finalidade de todas as religiões é conhecer a Deus e passar esse conhecimento aos seus seguidores, podemos ver as religiões como aliados engajados numa causa nobre, elevada e comum. Cada parte de nosso ser tem um lugar próprio dentro delas porque todas possuem elementos que visam melhorar todas as partes do nosso ser. Assim sendo, cada religião pode contribuir para saciar nossa sede espiritual.

"Eu acolho prazenteiro todos os que me procuram e honram, qualquer que seja o caminho que sigam, porque todos os caminhos, todas as formas religiosas, embora de denominações diferentes, a Mim os conduzem."

Bhagavad Gita cap. IV, sloka 11.

 Voltar Próximo

 Todo e qualquer texto deste site requer autorização prévia da autora para sua edição em outros sites. Obrigada.

Claudia Giovani

 Dúvidas, sugestões ou interesses comuns, escreva-me.

 bflower

 home quemsouemaillinks

 http://sites.uol.com.br/claudiagiovani/

Atualizada em 07/04/02