Make your own free website on Tripod.com

  home cursos quem sou links e-mail
  SHANTA'S CENTRO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA - ARTIGOS - voltar

 

OS SETE PRINCÍPIOS DA HUNA 

A palavra Huna é sempre traduzida por "segredo" mas significa realmente "aquilo que é difícil de ver". Se dividirmos a palavra em duas sílabas, hu e na, teremos os dois aspectos fundamentais do universo. É muito similar a yin e yang. Hu significa basicamente "movimentação" e na significa "calma, quietação". Todo o mundo manifestado é uma combinação desses dois aspectos.  

Os sete princípios essenciais estão codificados em sete palavras havaianas. Para melhor entendimento Dr. Serge King* traduziu e teceu explicações sobre eles.

* Dr. King é psicólogo e treinado nas tradições xamãnicas do Havai e do Oeste da África. Foi criado no Havai onde reside atualmente.

IKE - O MUNDO É O QUE VOCÊ PENSA QUE É

Você cria sua própria experiência da realidade através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações.

KALA - NÃO EXISTEM LIMITES

Não existem limites reais entre você e seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo, você e Deus. A separação é uma ilusão.

MAKIA - A ENERGIA FLUI PARA ONDE A ATENÇÃO VAI

Os pensamentos e sentimentos que você abriga, conscientemente ou não, formam uma esquema, um projeto, desígnio ou plano para que chegue a você a experiência mais próxima e equivalente a estes pensamentos e sentimentos. A atenção dirigida é o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto para a cósmica.

MANAWA - AGORA É O MOMENTO DE PODER

Você não está preso a nenhuma experiência do passado nem a nenhuma expectativa do futuro. Você tem o poder no presente momento para mudar as crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes para o futuro de sua escolha. Ao mudar seus pensamentos, você muda sua experiência. Não existe nenhum poder real fora de você pois Deus está em seu interior.

ALOHA - AMAR É ESTAR FELIZ COM

O universo e os seres humanos existem devido ao amor. Em Huna, o amor implica a criação da felicidade. Tudo funciona melhor quando este princípio é seguido conscientemente pois assim a felicidade deixa de ser apenas um efeito colateral.

MANA - TODO PODER VEM DO INTERIOR

Não existe poder fora de você porque o poder da Vida ou do Universo trabalha através de você em sua vida. Você é o canal para este poder; suas escolhas e decisões dirigem-no. Nenhuma outra pessoa tem poder sobre você e seu destino a menos que você permita.

PONO - A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE

Em outras palavras, todos os sistemas são arbitrários e assim fica-se absolutamente livre para usar aquilo que é eficaz.

No meu curso sobre o xamanismo havaiano aprofundo o estudo sobre esses sete princípios. É muito importante tê-los em mente pois a Vida irá se revelando à sua frente através desses princípios.

Diferente de muitos sistemas místicos de pensamento que requerem inquestionável fé sem o conhecimento de como funcionam, a Huna encoraja o questionamento pois é um sistema aberto sem dogmas e sem a pretensão de estar acabado. Não é necessário acreditar na Huna, mas precisa querer experimentá-la.

Como na ciência, uma hipótese, isto é, uma suposição é feita para incentivar algumas experiências. É assim que o estudante da Huna deve aceitar seus princípios. Se, uma hipótese não é verdadeira e seus resultados não são os esperados, então poderá ser rejeitada. Mas se os resultados são os esperados, então a fé vazia pode ser substituída pela confiança. E, exatamente como nos experimentos científicos, se os princípios não forem seguidos à risca, o ônus do fracasso deve ser dado ao experimentador e não à hipótese.

Claudia Giovani

Todo e qualquer texto deste site requer autorização prévia da autora para sua edição em outros sites. Obrigada.

Claudia Giovani

Dúvidas, sugestões ou interesses comuns, escreva-me.

siga

  

  home cursos quem sou links e-mail

 http://sites.uol.com.br/claudiagiovani/

Atualizada em 07/04/02