Make your own free website on Tripod.com


 homecursos email

 SHANTA'S CENTRO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA - ARTIGOS - voltar

 

RELAXAMENTO

Claudia Giovani

O relaxamento é um exercício como outro qualquer que requer prática e repetição. É do domínio desta técnica que dependerá o bom êxito da meditação.

Assim como ninguém é capaz de meditar eficazmente com dor de barriga, por isso a preocupação inicial com a saúde do corpo físico, alguém que não sabe se livrar das tensões diárias também não está apta para meditar com êxito.

Relaxar não é difícil. Entretanto, poderá haver alguma dificuldade - especialmente se você está começando a tomar contato com áreas em seu corpo onde vem carregando medo ou tensão por um longo tempo.

Permitimos que a tensão se instale em nossos corpos porque não sabemos que ela está lá. Trazemos o corpo tenso porque pensamos que a tensão é um estado normal. Mas não é normal estar tenso. Normal é estar relaxado.

Precisamos 'aprender' a relaxar assim como aprendemos a tensionar. Como seria seu corpo se fosse estivesse relaxado, se não houvesse nenhuma tensão? Para muitos é até impossível imaginar, mas é possível aprender.

Quando seguramos a tensão em nossos corpos, também seguramos o fluxo natural da energia vital. Nossa saúde depende do fluxo natural e livre dessa energia. Adoecemos quando bloqueamos o fluxo natural da energia vital.


flat046

Adormecer ou Relaxar

Relaxar não é "cair morto" numa poltrona durante alguns minutos. Relaxar é o primeiro passo para o controle da mente; é o primeiro exercício de concentração e de conscientização da vontade.

Relaxar não é adormecer e não deve ser usado para induzir o sono. Um relaxamento profundo pode substituir algumas horas de sono, mas o inverso não é verdadeiro. Durante o sono os mesmos pensamentos e preocupações ocupam a mente e o corpo permanece tenso. A pessoa acorda mas não desperta. É difícil sair da cama e, quando se levanta, sente-se cansada e precisa de algum tempo para sair do estado letárgico em que se encontra.

A prática do relaxamento pode mudar sua vida. Uma pessoa que sabe relaxar, trabalha com mais eficiência, se relaciona melhor com os outros e goza a vida em sua plenitude.

flat046

Preparação:

O relaxamento descrito a seguir, deverá ser feito uma a duas vezes por dia, durante esta semana.

- Encontre um local tranqüilo e use roupas confortáveis.

- Informe sua família que não quer ser incomodado por um período de meia hora. Desligue o telefone e feche a porta.

- Escolha um horário fixo para sua prática. Os melhores horários são pela manhã, logo ao acordar, ou à noite, antes de dormir. Como nem sempre é possível nesses horários, escolha aquele que for melhor para você mas estabeleça um horário fixo para repeti-lo diariamente sempre no mesmo horário e local. Evite, no entanto, o relaxamento logo após as refeições.

- Opcionalmente, você vai precisar de:

- 3 ou 4 toalhas de rosto

- 2 toalhas de banho

- um almofadão ou travesseiro

- 1 ou 2 cobertores ou mantas

- um gravador para gravar as instruções

- Enrole cuidadosamente uma ou duas toalhas de rosto, de modo que forme um rolo bem liso que deverá ser usado sob a nuca, para sustentar seu pescoço. Portanto, a altura do rolo será determinada pela curva do seu pescoço. Dobre as outras duas toalhas de rosto para fazer um suporte para cabeça, como um pequeno travesseiro. Evite deixar a cabeça num plano mais baixo que o pescoço. Ajeite melhor as toalhas.

- Dobre três vezes as toalhas de banho: duas vezes ao meio e então dobre novamente ao meio de forma que as toalhas formem um retângulo.

- Você deverá deitar-se sobre um dos cobertores ou mantas, e sobre o retângulo, sendo que a extremidade inferior das toalhas deverá ficar exatamente na linha de sua cintura, e a extremidade superior na altura dos ombros.

- Coloque o almofadão debaixo dos joelhos e cubra-se com o outro cobertor ou manta.

- Termine de deitar-se colocando o rolo da toalha de rosto sob a nuca e acomodando a cabeça sobre as outras duas toalhas dobradas.

- Solte os braços para os lados, com as palmas das mãos voltadas para o teto.

- Feche os olhos.

O almofadão debaixo dos joelhos elimina qualquer pressão na região lombar.

O rolo atrás da nuca, descansa esta área que é um foco constante de tensão.

As toalhas nas costas permitem uma abertura maior do peito e uma soltura geral nas costas, além do relaxamento dos ombros que caem gostosamente para os lados.

Toda esta parte acima é opcional pois você pode simplesmente preferir deitar-se sobre um cobertor ou manta e cobrir-se com outro cobertor. No entanto, toda esta preparação com as toalhas, coloca o corpo numa posição mais propícia ao relaxamento, além de descansar completamente a musculatura da parte mais estressada do corpo.

barra

Técnica:
Primeiro leia as instruções, gravando em fita para que possa reproduzir depois. Faça uma pausa de alguns segundos onde houver reticências (...) no texto.

"Acomode-se bem. Certifique-se de que está confortável e que poderá ficar alguns minutos sem a necessidade de se mexer... Agora faça três respirações lentas e bem profundas sentindo a calma que se espalha e toma conta do seu corpo a cada respiração...Diga mentalmente a si mesmo: A cada respiração meu relaxamento é mais profundo e mais regenerador...A cada respiração meu relaxamento é mais profundo e regenerador...A cada respiração meu relaxamento é mais profundo e regenerador...Agora tome consciência do seu corpo e do espaço que ele ocupa...Como uma criança que desenha a própria mão contornando-a sobre uma folha de papel, comece a contornar todo seu corpo começando do alto da cabeça e descendo para um dos lados...contornando a cabeça...a orelha...o pescoço...o ombro...o braço...o antebraço...a mão...cada dedo...voltando pelo interior da mão...do antebraço...do braço...da axila...descendo pela lateral do tronco...da cintura...do quadril...da coxa...da perna...do tornozelo...do calcanhar...subindo pelo interior do pé...do tornozelo...da perna...da virilha...contornando a área genital...descendo pela virilha da outra coxa...a perna...o tornozelo...o calcanhar...subindo pela lateral externa do tornozelo...da perna...da coxa...do quadril...da cintura...lateral do tronco...contornando a axila...o braço...o antebraço...a mão...os dedos...subindo pelo antebraço...o braço...o ombro...a curva do pescoço...a orelha...voltando ao alto da cabeça. Relaxe agora a testa...solte as sobrancelhas...as pálpebras...as narinas...as faces...desaperte os lábios deixando-os ligeiramente entreabertos...solte o queixo...desça relaxando a garganta...o peito...e assista, observe agora sua respiração...lenta... tranqüila...serena...A cada respiração seu relaxamento é mais profundo e regenerador...A cada respiração seu relaxamento é mais profundo e regenerador....A cada respiração seu relaxamento é mais profundo e regenerador...Nenhum lugar para ir....Nada a fazer...Apenas o corpo físico profundamente relaxado e a respiração...lenta e tranqüila...o corpo profundamente relaxado e a respiração...lenta e tranqüila...lenta e tranqüila...Grave em sua mente esta sensação de relaxamento para que possa reproduzi-la sempre que o desejar... ... ... ... ...

Agora comece a aprofundar sua respiração...respire mais fundo...mais fundo ainda...mexa os pés...as mãos...deixe a cabeça cair gentilmente para um lado...para o outro...espreguice-se...estique-se completamente...sem pressa, sente-se e permaneça mais alguns instantes assim antes de levantar-se."

Lembre-se que você está sempre e eternamente sob a proteção elevada, basta confiar em seu âmago divino.


Nota: Logo a seguir do relaxamento, faça os exercícios de respiração e as meditações, à medida que aprendendo em suas lições semanais no Curso de Desenvolvimento Pessoal Através dos Chakras. (Veja em
Cursos)

 
 Todo e qualquer texto deste site requer autorização prévia da autora para sua edição em outros sites. Obrigada.
 Dúvidas, sugestões ou interesses comuns, escreva-me.

 

 homecursosquem souemail

 http://sites.uol.com.br/claudiagiovani/

Atualizada em07/04/02