Make your own free website on Tripod.com

 home cursos quem sou links e-mail

 SHANTA'S CENTRO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA - ARTIGOS - voltar

 barra

ESTRESSE E RESPIRAÇÃO

A respiração iogue (pranayama) é um meio muito efetivo para lidar com o estresse da vida moderna. Entretanto, é preciso que você observe cuidadosamente como seu corpo reage a cada padrão respiratório.

Todos querem sentir-se bem, mas é preciso aprender a equilibrar sua demanda de energia e necessidade de relaxamento. As pessoas são diferentes em suas necessidades. Por isso, enquanto um padrão respiratório pode beneficiar tremendamente alguém que, por natureza, é muito agitado, o mesmo padrão poderá prejudicar outra pessoa que esteja precisando elevar seu nível de energia.

 

Algumas pessoas precisam relaxar antes que possam livrar-se da tensão acumulada em seus corpos, outras precisam praticar vigorosas e dinâmicas posturas (asanas) que lhes traga uma carga extra de energia para que possam seguir à frente em suas vidas com maior fluidez.

De uma forma geral, uma expiração mais longa que a inspiração, seguida de uma pequena pausa de pulmões vazios, tende a relaxar e também baixar a pressão sangüínea. Uma inspiração longa seguida de uma pausa de pulmões cheios, tende a elevar o nível de energia e também a elevar a pressão sangüínea. Nunca torne sua inspiração mais longa que a expiração sem a presença de um instrutor para guiá-lo. Isso pode gerar um esforço desnecessário ao seu coração.

 

Antes de se decidir por um determinado ritmo respiratório, que você encontra na tabela abaixo, tenha em mente que os ritmos vigorosos - que acrescem energia - podem deixá-lo mais tenso, caso você já seja uma pessoa mais energética. Se não estiver certo por onde começar, comece pelos padrões mais relaxantes. Então, observe-se. Se o ritmo relaxante deixá-lo muito sonolento, é possível que esteja precisando de um padrão mais vigoroso.

De qualquer forma, experimente os ritmos e observe como se sente. Um ritmo que foi ótimo para hoje pode não funcionar amanhã quando seu dia pode ter sido mais ou menos tumultuado. Entretanto, mediante a observação de si próprio, acabará por reconhecer qual pranayama* é o melhor para cada dia ou ocasião, e conseguirá tanto relaxar como sentir-se pleno de energia.

RITMOS RESPIRATÓRIOS

Os números abaixo referem-se a segundos. Por exemplo, inspiração = 4, significa que se deve inspirar em 4 segundos, e assim por diante.

 Inspiração

 Retenção de pulmões cheios

 Expiração

 Parada de pulmões vazios

 Função

 4

 1

 8

 4

 relaxante

 4

 1

 12

 1

 relaxante

 6

 1

 10

 1

 relaxante

 6

 1

 8

 4

 relaxante

 8

 1

 8

 1

 equilibrante

 6

 2

 6

 2

 equilibrante

 6

 4

 6

 1

 tonificante

 6

 6

 6

 1

 tonificante

Obs: *Pranayama, significa exercício respiratório controlador de energia.

 Voltar Próximo

 Todo e qualquer texto deste site requer autorização prévia da autora para sua edição em outros sites. Obrigada.

Claudia Giovani

 Dúvidas, sugestões ou interesses comuns, escreva-me.

 barra

 home cursos quem sou links e-mail

 http://sites.uol.com.br/claudiagiovani/

Atualizada em 07/04/02