Make your own free website on Tripod.com
  homecursos quem sou links email
 SHANTA'S CENTRO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA - ARTIGOS - voltar
 barra floral

RESPIRAÇÃO,RELAXAMENTO E CURA


Existe um impulso de autocura que é inato em nosso corpo, mente e espírito. O sistema oriental de cura, baseia-se no aumento desta energia curativa inata, chamada de Prana ou Chi.
Durante muitos anos acreditamos que a doença vinha de fora e nos atacava: éramos vítimas desamparadas. Estamos percebendo hoje que, muito embora a doença possa vir de fora como um vírus, por exemplo, o mecanismo de autocura interno é o que efetiva a cura.

O melhor e mais poderoso medicamento já existe em nós. Nos resta aprender a utilizar este recurso.

Assumir a responsabilidade pela própria saúde é a melhor opção. Pesquisas recentes em todo o mundo apontam para a veracidade deste fato. Uma dieta apropriada, exercícios regulares e relaxamentos constantes para administrar o estresse diário formam a receita para manter ou restabelecer a saúde.

O relaxamento e o Pranayama da Índia são técnicas para aumentar e melhorar a saúde, fáceis de aprender e simples de usar. Estas práticas modificam e aceleram o mecanismo fisiológico e bioenergético do corpo.

Os sistemas antigos, filosóficos e médicos, encorajam e demandam a responsabilidade por parte da pessoa que está buscando manter ou aumentar saúde. O ato de cuidar de si próprio é uma das características mais importantes dos sistemas orientais e tradicionais de cura.

Estes antigos sistemas de cura e desenvolvimento pessoal, em sua maioria, utilizam várias técnicas, entretanto o nível preliminar de prática só requer:

- A prática de respiração
- O relaxamento
- A prática do movimento suave
- A auto-massagem

Estas técnicas são fáceis de aprender, fáceis de se auto-aplicar e não requerem nenhum conhecimento ou treino especial. Podem ser praticadas diariamente por todas as pessoas (doentes ou sadias), sem tomar muito tempo ou despender muita energia e oferecem resultados extraordinários.

Na realidade, tais técnicas dão ao indivíduo mais energia porque a função dos órgãos e glândulas é trazida ao equilíbrio e regenerada, e tempo porque haverá menos fadiga e esquecimento.

Procure incorporar estas práticas ao seu dia. As considere tão central em seu dia como o resto que faz diariamente: tomar banho, escovar os dentes, etc.

Comece com alguns minutos e vá aumentando conforme sentir que quer e pode. Não permita que se torne uma prática cansativa ou aborrecida. Componha seu próprio esquema de prática. Mude a ordem. Você é a melhor pessoa para ajeitar sua prática do seu modo. Comece com alguns exercícios físicos, então faça um exercício respiratório e termine com o relaxamento. Ou mude tudo: seja o criador de sua prática.

Busque orientação e apoio, mas evite sistemas muito rígidos cujos mestres e professores deduzem que o modo deles é "o único" ou "o mais certo".

Durante a prática não se afaste de sua zona de conforto. Só aumente a intensidade de sua prática quando sentir que pode e que ainda é fácil e agradável. Vá se capacitando aos poucos. Se exigir muito de si logo a princípio, vai criar um bom motivo para parar com a prática.


RESPIRAÇÃO

É incomum a nós do mundo ocidental considerar a importância das técnicas respiratórias. Afinal respiramos o tempo todo e parece tolo colocar a atenção na respiração, não é? Parece, mas não é.

Perceba agora sua respiração. É profunda ou superficial? Sua postura física encoraja ou restringe a entrada do ar? Se atentar cuidadosamente verá que está utilizando apenas um quarto ou menos de sua capacidade pulmonar.

Só o fato de voltar a atenção para a própria respiração já traz benefícios fisiológicos e o aumento do volume de ar respirado.

Quando alteramos o volume de ar nos pulmões, o ritmo respiratório e focamos a atenção para tornar a respiração um ato voluntário, muitas mudanças fisiológicas benéficas acontecem. Além disso, a respiração é uma fonte para a captação do oxigênio que é o elemento fundamental para a produção de energia.

De um ato inconsciente - respiramos cerca 1 1/4 bilhão de vezes durante a vida - podemos tirar um proveito centenas de vezes maior se o tornarmos consciente. Uma saúde boa pode se tornar ainda melhor e a doenþa pode ser afastada ou minorada apenas com alguma prática diária de exercícios respiratórios.

Para continuar clique aqui e irá aprender um pranayama (Nadi Sodhana) e uma forma fácil de relaxamento.
Veja meu artigo "Aprenda a Respirar" sobre a
respiração abdominal. E também o artigo "Estresse e Respiração" para aprender vários ritmos respiratórios.


Caso não tenha alguma dúvida, escreva-me e tentarei esclarecer suas questões.

Claudia Giovani

 Voltar Próximo 
 Todo e qualquer texto deste site requer autorização prévia da autora para sua edição em outros sites. Obrigada.
 Dúvidas, sugestões ou interesses comuns, escreva-me.
  homecursosquem soulinksemail

 http://sites.uol.com.br/claudiagiovani/

Atualizada em 07/04/02